Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de julho de 2012

o eterno disperdício...



Homo sapiens sapiens - eis o nome científico do mais infame dos animales. Criatura horrenda, bípede, possuinte de dois polegares opositores e do cérebro melhor desenvolvido com aproximadamente 1,4 kg. A posição dos olhos - frontal à face - revelam um passado de caçador, o sedentarismo crônico revela o auge das invenções e descobertas cujo início foi na idade da pedra lascada e, a atual situação social, revela a incapacidade humana de se organizar e evoluir. Embora a ciência assegura que a evolução foi real e significativa.
Em meio a este estardalhaço fico admirado ao perceber que em pleno século XXI em uma sociedade capitalista e também: egoísta, narcisista, impiedosa, injusta, enfim... Donos de grandes empresas e/ou funcionários do alto escalão diariamente desprezam até perderem inúmeras pérolas que apenas estavam mal-polidas, problema este que não ocorre isoladamente "aqui e acolá", naquele país ou noutro, naquele sistema ou neste sistema, com aquele ou com outrem. Isto é o infortúnio de uma empresa; administradores que no geral apenas estão no cargo para cumprir tabela ou porque foram indicados por alguém - como é de praxe. O inadimissível disso é que em lugares como estes correm altas fortunas - cenário infame. É possível chegar a duas conclusões óbvias; primeira: em uma sociedade insaciavelmente injusta isso é normal; segunda: a tendência é piorar.
Embora minha proposta de texto inicial não era discutir este paradoxo, tive que entrar neste assunto. Minha ideia é expor que: se estes administradores ruins aproveitassem essas pérolas, uma empresa, mesmo que pequena, poderia se tornar grande e imponente em questão de 5 anos ou menos - algo muito valioso em um mercado competidíssimo onde coorporações, outrora grandes, agora não passam da ralé do sistema.
    Não elaborei para este post argumentos valiosos e, muito menos, conceitos bem fundamentados. Este post é apenas  um desabafo com o decorrente desprezo dos pérolas (trabalhadores) - desabafo curto e rápido, pela falta de tempo que tenho para elaborar algo melhor. E por fim deixo o recado: “Pior do que estar perdido fora de casa; é estar perdido dentro de casa” - Fruto Sagrado.


pensamento d’hoje:
6    Pois todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades, como o vento, nos arrebatam.
7    E não há quem invoque o teu nome, que desperte, e te detenha; pois escondeste de nós o teu rosto e nos consumiste, por causa das nossas iniqüidades.
8    Mas agora, ó Senhor, tu és nosso Pai; nós somos o barro, e tu o nosso oleiro; e todos nós obra das tuas mãos.
Isaías 64:6-8
 









Nenhum comentário:

Postar um comentário